Nanotecnologia

A nanotecnologia está associada a diversas áreas (como a medicina, electronica, ciencia da computação, fisica, quimica, biologia e engenharia dos materiais) de pesquisa e produção na escala nano (escala atómica).


O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos (os tijolos básicos da natureza).


É uma área promissora, mas que dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produção de semicondutores, Nanocompósitos, Biomateriais, Chips, entre outros). Um dos instrumentos utilizados para exploração de materiais nessa escala é o microscópio eletrônico de varredura, o MEV.


Imagine-se o que se pode fazer se for possível manipular a matéria ao nível do átomo. Podia-se, por exemplo, construir circuitos electrónicos átomo a átomo. Esta técnica permitiria fabricar processadores muito mais pequenos e muito mais rápidos que os actuais.


Também seria possível guardar a informação a nível atómico de modo que cada átomo representasse um bit. Espera-se que os nanocomputadores sejam 1000 vezes mais rápidos que os actuais e que consigam armazenar 1000 vezes mais informação.


Sem comentários: