Aplicações da Inteligência Artificial

Como podemos reparar, o tema "Inteligência Artificial" é muito vago, logo tem inúmeras aplicações, e como tal apenas falaremos das mais importantes, tais como:

Planeamento Automático - Este está intimamente ligado ao raciocínio. Tem a capacidade de planear escolhas hipotéticas, estabelecer compromissos e ordenar as suas escolhas segundo os critérios que melhor servem os seus interesses.

Visão Computacional - Este refere-se ao reconhecimento de caracteres ópticos. Os sistemas de visão que conhecemos são capazes de construir descrições do ambiente que os envolve, processar e reconstruir imagens.

Fala - Esta área está intimamente ligada ao estudo da língua e dos sistemas de significação e permite uma abordagem sobre o conhecimento humano não-lógico (a maior parte dele) mas inexacto, incompleto e parcial, a qual se tornou um objectivo geral para a maior parte dos sistemas periciais e um dos núcleos de investigação piloto em inteligência artificial a partir dos anos 80.

5º Geração - Os computadores de 5ª Geração representam uma importante área de aplicações da I.A. Eles seriam já programados em PROLOG e ligariam a compreensão teórica das questões a processos de programação em lógica, à representação do conhecimento a técnicas de resolução dos problemas, articulando grandes bases de dados em paralelismo.
Assim essas grandes máquinas pensantes seriam capazes de articular teorias da decisão com métodos estatísticos e lógicos, com a filosofia a psicologia cognitiva e as ciências da gestão de conhecimentos. Isto seria então o reflexo da automatização do raciocínio assegurando a manutenção da verdade através de lógicas não monótonas.

Sem comentários: